Guerra Civil e o início da Fase 3 da Marvel

civilwarE estreou finalmente Capitão América: Guerra Civil, inaugurando a Fase 3 da Marvel no cinema. Que filme fantástico! Vamos falar um pouco sobre ele, recapitular o que houve até agora e o que esperar a seguir?

Antes de começar eu quero colocar essa tabelinha muito maneira que eu surrupiei da wikipedia:

Filme Data de lançamento Estados Unidos Diretor(es) Roteirista(s) Produtor(es) Status
Fase Um
Homem de Ferro 2 de maio de 2008 Jon Favreau Mark Fergus & Hawk Ostby, Art Marcum & Matt Holloway Avi Arad e Kevin Feige Lançado
O Incrível Hulk 13 de junho de 2008 Louis Leterrier Zak Penn Avi Arad, Gale Anne Hurd e Kevin Feige
Homem de Ferro 2 7 de maio de 2010 Jon Favreau Justin Theroux Kevin Feige
Thor 6 de maio de 2011 Kenneth Branagh Ashley Edward Miller, Zack Stentz y Don Payne
Capitão América: O Primeiro Vingador 22 de julho de 2011 Joe Johnston Christopher Markus & Stephen McFeely
Os Vingadores 4 de maio de 2012 Joss Whedon
Fase Dois
Homem de Ferro 3 3 de maio de 2013 Shane Black Drew Pearce e Shane Black Kevin Feige Lançado
Thor: Mundo Sombrio 8 de novembro de 2013 Alan Taylor Christopher Yost, Christopher Markus & Stephen McFeely
Capitão América: Soldado Invernal 4 de abril de 2014 Anthony e Joe Russo Christopher Markus y Stephen McFeely
Guardiões da Galáxia 1 de agosto de 2014 James Gunn James Gunn y Nicole Perlman
Vingadores 2: Era de Ultron 1 de maio de 2015 Joss Whedon
Homem-Formiga 17 de julho de 2015 Peyton Reed Edgar Wright & Joe Cornish, Adam McKay & Paul Rudd
Fase Três
Capitão América: Guerra Civil 29 de abril de 2016 Anthony & Joe Russo Christopher Markus & Stephen McFeely Kevin Feige Pós-Produção
Doutor Estranho 4 de novembro de 2016 Scott Derrickson Jon Spaihts y C. Robert Cargill
Guardiões da Galáxia Vol. 2 5 de maio de 2017 James Gunn
Homem Aranha: De Volta ao Lar 6 de julho de 2017 Jon Watts John Francis Daley & Jonathan M. Goldstein Kevin Feige e Amy Pascal Desenvolvimento
Thor: Ragnarok 27 de outubro de 2017 Taika Waititi Stephany Folsom Kevin Feige
Pantera Negra 16 de fevereiro de 2018 Ryan Coogler Joe Robert Cole e Ryan Coogler
Vingadores: Guerra Infinita – Parte 1 4 de maio de 2018 Anthony & Joe Russo Christopher Markus & Stephen McFeely
Homem-Formiga e a Vespa 6 de julho de 2018 Peyton Reed Andrew Barrer e Gabriel Ferrari & Paul Rudd
Capitã Marvel 8 de março de 2019 TBA Nicole Perlman & Meg LeFauve
Vingadores: Guerra Infinita – Parte 2 3 de maio de 2019 Anthony & Joe Russo Christopher Markus & Stephen McFeely

Recapitulando, portanto:

### FASE UM ###

Homem de Ferro nos mostrou que a Marvel sabia fazer um bom filme de super-herói. Origem bacana, ator carismático, humor, ação… tudo na medida certa. Infelizmente, Hulk não agradou tanto o público (uma pena, porque ainda acho que havia potencial para um novo filme do verdão com o Líder como vilão), mas aí vieram Homem de Ferro 2 (que não é lá essas coisas, mas cumpre o seu papel), o fantástico Thor e um bom primeiro filme do Capitão América.

Essa primeira fase serviu para várias coisas. Primeiro, obviamente, apresentar os personagens, mas não só isso. As cenas pós-créditos, apesar de não serem novidade, se tornaram marcas registradas da Marvel e serviram para integrar os filmes num mesmo Universo. Além disso, foram apresentadas as primeiras Jóias do Infinito e tudo foi culminando para o surgimento dos Vingadores de forma fenomenal. Foi o primeiro grande crossover de heróis na história do cinema e ver o Thanos no final nos fez ficar ansiosos para o que estava por vir.

Foi um ótimo começo e a cada filme essa ansiedade só aumenta.

### FASE DOIS ###

Homem de Ferro 3 foi um filme de encerramento do arco de Tony Stark. Para mim o mais fraco dos três, mas temos um super-herói já consolidado enfrentando uma grande ameaça. Ainda me incomoda o fato de ele ter desistido de ser o latinha no final do filme e aparecer já todo pimpão nos Vingadores 2 sem qualquer explicação – coisa que só foi feita agora em Guerra Civil.

Depois tivemos o segundo e razoável filme do Thor, que apresentou outra Jóia do Infinito e já deu uma brecha para a parte “espacial” do Universo. Logo em seguida veio o excelente Capitão América: Soldado Invernal, que deu um novo “up”: quando as coisas estavam caminhando para filmes meramente “razoáveis”, os irmãos Russo provaram que ainda tinham coisas a serem exploradas no Universo, montando uma trama de espionagem e fazendo ruir a mundo do Capitão.

Guardiões veio em seguida e chegou com tudo. O filme é divertidíssimo e fugiu da então já desgastada fórmula de “filme de origem”. Os personagens estão lá, são muito diferentes entre si mas têm de se unir com um objetivo em comum. Nada de novo, tem clichês no filme todo mas é bem conduzido e provou que ainda é possível fazer um filme de super-herói sem grandes tramas ou conspirações, sem necessidade de ficar explicando cada detalhe e principalmente, sem ter nenhum grande personagem conhecido pelo grande público (e até pelos fãs). É um filme de herói como ele tem que ser: simples, divertido e para todos os públicos – seja você um fã ou não. Adicionalmente, foi o primeiro filme a falar abertamente das Jóias do Infinito – já que o plot se passa em torno de uma delas – ao invés de apenas dar dicas de sua existência.

Vingadores 2 é um filme que divide opiniões. Há os que amam e os que odeiam, mas eu fico no meio-termo. Acho um bom filme, mas talvez o que mais incomode é a grande quantidade de informação. A história é meio corrida e há uma avalanche de personagens novos. Mas é aquele problema do “filme do meio”: já não é mais novidade, os personagens estão estabelecidos e você tem que contar uma boa história e ainda assim deixar coisas em aberto para a conclusão. Complicado.

E a fase fecha com a excelente estreia do Homem-Formiga, um filme diferente de todos os filmes da Marvel produzidos até então e com doses excelentes de humor. Assim como o filme dos Guardiões, não tem nada demais, mas provou que ainda podia ser feito algo de diferente e divertir.

A contagem de Jóias do Infinito até agora então é a seguinte:

aou-easter-gemas-do-infinito-filmes

O Cubo Cósmico (atualmente em Asgard), o Éter (apareceu no filme do Thor e foi entregue ao Colecionador, mas depois do filme dos Guardiões, não se sabe se continua lá), o Orbe (aos cuidados da Tropa Nova) e a jóia da mente, que estava no Cetro de Loki mas agora está na testa do Visão. Ainda faltam duas a aparecer.

### FASE TRÊS ###

Capitão América: Guerra Civil acaba de estrear e muitos estão falando que é o melhor da Marvel até agora. Claro que tem muita gente que fala isso a cada novo filme que é lançado, mas dá pra entender porquê: o filme aproveita tudo que foi feito no Universo até o momento. Cada personagem tem a sua razão de aparecer ali, sem excessos e sem falta. A trama é excelente, talvez melhor até do que a de Soldado Invernal, e o cisma dos heróis é plenamente justificada. Os confrontos são épicos. O Pantera Negra está tão perfeito que parece ter saído do gibi. E o Aranha, ah, o Aranha… eu, como fã do aracnídeo que sempre fui, posso dizer sem medo que é o melhor Homem-Aranha dos cinemas até hoje.

Sua participação é maior do que eu esperava, mas mesmo sendo curta, a cada momento que ele aparece na tela você sabe que ESTE É O HOMEM-ARANHA. Seus movimentos na hora da ação, sua personalidade, as piadas… está tudo lá, como sempre deveria ter sido. Apenas o vilão da trama achei meio fraco, mas é algo que passa. Enfim, não sei se é o melhor, mas com certeza é um excelente filme e que inaugurou a Fase Três com o pé direito.

Ainda este ano teremos o Dr. Estranho, que promete ter um tom diferente de tudo que vimos até agora e que provavelmente mostrará a Jóia da Alma. Pelo trailer, parece que será outro filmaço.

Ano que vem temos Guardiões 2, Homem-Aranha e Thor. O primeiro possivelmente apresentará a última Jóia do Infinito e esperamos que seja um filme tão divertido quanto foi o primeiro, além de que apresente novos personagens como Nova e… Warlock???

Quanto ao Aranha, confesso que antes de ver o filme, eu estava descrente. Muito me entristeceu quando a franquia do Sam Raimi foi pro brejo e eles começaram uma nova do zero, sem o menor sentido. Podiam ter trocado o diretor e os atores, mas podiam muito bem ter continuado a história, evoluir o personagem! Fazer as coisas caminharem para o Sexteto Sinistro, pô!!! Mas não, tinham que reinventar a roda e fazer a merda que fizeram com os dois filmes.

E aí o Aranha voltou para a Marvel e pensei “ah, não… tudo de novo outra vez. Aranha adolescente, grandes poderes trazem grandes responsabilidades… quem é que aguenta isso tudo mais uma vez?”. Ainda farei um post ou um vídeo dizendo como que eu acho que deveria ter sido uma franquia do Aranha, mas para não fugir do assunto: agora que eu vi o novo Aranha na telona, boto fé que vai vir coisa boa. Claro, ainda fica aquela pulguinha atrás da orelha… pode ser que não seja um filmaço. Mas será, no mínimo, bom.

Thor estou esperançoso só pelo título: Ragnarok. Para quem não sabe, trata-se do apocalipse dos deuses nórdicos. Se vocês bem lembram, Loki assumiu o lugar de Odin no trono de Asgard, o que obviamente nunca trouxe coisas boas nos quadrinhos. A lenda diz que Surtur, um demônio adormecido, desperta para trazer fim a Asgard de uma vez por todas. E como uma das Jóias do Infinito está lá, este filme possivelmente terá alguma ligação importante para Vingadores 3.

Mais três filmes em 2018: Pantera Negra, Vingadores 3 – Parte 1 e Homem-Formiga e Vespa. Da mesma forma que ver o Aranha em Guerra Civil me deu esperança no seu filme solo, o mesmo aconteceu com o Pantera. Os caras conseguiram inserir o Aranha e o Pantera de forma soberba sem precisar explicar muita coisa, o que foi um feito incrível. Não faço ideia do que vão aprontar com ele, mas boto fé de que será um filmaço.

joias

Depois, finalmente teremos a primeira parte do filme mais esperado desde que vimos a cena pós-créditos de Vingadores no já agora longínquo ano de 2012. A espera foi longa, mas está acabando. Para quem não sabe, Thanos é o maior vilão do Universo Marvel e um dos meus favoritos. Na década de 90 a Editora Abril havia lançado uma maxi-série em 5 edições intitulada “A Saga de Thanos”, compilando muitas histórias inéditas no Brasil e que contavam a história do vilão e de seu principal nêmese, Adam Warlock. E toda vez que Thanos decidia aprontar alguma, os confrontos eram épicos: todos os heróis se juntavam para deter o titã louco.

Décadas se passaram e o vilão só retornaria na saga Desafio Infinito, quando ele reuniria as Jóias do Infinito e desafiaria os heróis uma vez mais. E é uma adaptação desta saga que será apresentada em Vingadores 3, daí a causa de toda essa ansiedade. Nunca antes na história deste país do cinema se viu um confronto assim, unindo os principais heróis de uma editora para enfrentar uma ameaça inimaginável. Se quiser saber um pouco mais sobre Thanos, eu fiz um post só sobre ele algum tempo atrás.

Da forma como as coisas estão sendo conduzidas e pelo que se vê nos boatos entre os nerds, o mais provável é que nesta primeira parte não tenhamos os Vingadores principais – até por conta do que houve em Era de Ultron e Guerra Civil – e que Thanos ainda não tenha as Jóias do Infinito. Provavelmente o filme girará na busca dele pelas jóias e talvez termine com isso.

No interlúdio entre uma parte e outra, teremos Homem-Formiga e Vespa e o filme solo da Capitã Marvel, que eu não faço ideia do que esperar. Finalmente, tudo culmina em Vingadores: Guerra Infinita – Parte 2, em maio de 2019. O que todo mundo espera é que então todos os heróis apresentados farão parte da película.

Agora, pare um pouco para pensar nisso. Teremos os Vingadores (Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Hulk, Viúva Negra, Gavião Arqueiro, Visão, Feiticeira Escarlate, Falcão, Máquina de Combate), os Guardiões da Galáxia (com a adição de Nova e Warlock, talvez?), mais os heróis solo (Homem-Aranha, Pantera Negra, Dr. Estranho, Homem-Formiga, Vespa, Capitã Marvel) e sabe-se lá mais quem, tudo num mesmo filme, enfrentando um cara que basicamente terá os poderes de um deus!!!

Só posso esperar que seja um filme muito foda, embora, é claro, a gente sempre fique com o pé-atrás e que acabe dando tudo errado. Afinal, gerenciar todos esses personagens num filme só não é pra qualquer um, embora os Irmãos Russo já provaram ter capacidade para tal.

Bem, até agora a Marvel não decepcionou. Seria uma pena que isso acontecesse justo no fechamento da saga. Aguardemos!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: